Formul�rio de Busca

11/03/10 - 12h01 - Atualizado em 11/03/10 - 16h15

G1 testa controle que leva movimentos do Wii para jogos do PlayStation 3

PS Move usa sensores no joystick e câmera para capturar movimentos.
Realidade aumentada põe objetos virtuais na mão do usuário.

Gustavo Petró Do G1, em San Francisco (EUA)

Tamanho da letra

 

O grande sucesso do Wii na indústria de games certamente incomodou a Sony. A maior prova disso é que sua resposta para um controle sensível a movimentos para o PlayStation 3 se parece muito com o produto da Nintendo.

 

Porém, sem parecer se preocupar com as críticas, a companhia apresentou o joystick PS Move nesta quarta-feira (10), durante evento realizado na Game Developers Conference (GDC). O G1 esteve no local e testou o controle que traz jogos voltados para o público casual.  

 

Antes chamado de Sony Wand e de Sony Arc, o PS Move lembra bastante o produto da empresa rival. Ele é pequeno, leve, cabe confortavelmente na mão e consegue capturar mais movimentos e com maior precisão do que o controle Wii Remote. O segredo está na combinação do joystick com a câmera do videogame, a EyeToy, fazendo com que tudo o que o jogador faça em um espaço de três dimensões seja capturado e levado para dentro do jogo.

 

Foto: Gustavo Petró/G1

Controle PS Move, novidade para o PlayStation 3. (Foto: Gustavo Petró/G1)


O PS Move apresenta um botão de gatilho, utilizado para games de tiro, e um botão central, que é usado para quase todas as ações. Os comandos clássicos do PS3, o Quadrado, o Círculo, o Triângulo e o X também estão presentes, embora nos jogos apresentados eles não tivessem função. Em uma das pontas, o PS Move apresenta uma bolinha, que permite à câmera EyeToy capturar os movimentos.

 

Conforme o game, o modo em que o controle que é usado e o número de jogadores, a bolinha muda de cor. Ele tem ainda um giroscópio, um acelerômetro de três eixos e um sensor de campo magnético. Com isso, o PS Move capta dos movimentos mais lentos aos mais rápidos.

 

Uma extensão do PS Move também foi apresentada. Assim como o Wii tem o seu Nunchuk, a Sony tem o Subcontroller. Ele possui uma alavanca analógica, um direcional digital, dois botões no topo e os quatro comandos clássicos do PS3, como no PS Move. Os dois joysticks se comunicam entre si e com o console por meio de Bluetooth, sem a necessidade de fios. Eles têm uma bateria interna recarregável, evitando o uso de pilhas. O Subcontroller também tem um sensor de movimentos preciso, que terá uma função em alguns games.

 

Foto: Gustavo Petró/G1

Participantes da GDC testam o novo joystick. (Foto: Gustavo Petró/G1)

O controle virá em três pacotes diferentes: um apenas com o PS Move, para quem já possui a câmera EyeToy, outro com o joystick e a câmera e um terceiro com um console Playstation 3, dois controles e a câmera. A Sony não revelou quanto custará o pacote mas caro, mas o conjunto PS Move e câmera custará US$ 99. A previsão de lançamento é para o final de 2010.

Games para o jogador casual
A Sony teve pressa em apresentar o PS Move. No grande galpão foi utilizado para apresentar os games, todos eram voltados para o público casual e estavam em estado muito primitivo de desenvolvimento. Isso, no entanto, não impediu que alguns jogos impressionassem os visitantes. É o caso de “Move party”, que traz uma série de minigames e utiliza realidade aumentada para colocar objetos na mão do jogador. 

 

Câmera usa conceito de 'realidade aumentada' para colocar objetos nas mãos de usuário. (Foto: Gustavo Petró/G1)

A câmera capta uma imagem do usuário, que se vê na tela durante a ação. No lugar do controle aparecem objetos em 3D como ventiladores, espetos e pincéis, dependendo do objetivo da fase. Em uma delas, passarinhos caíam do alto das árvores e o jogador deveria usar um pequeno ventilador para fazê-los flutuar e colocar em um cesto.

 

Outro estágio tinha como missão estourar bolas de uma determinada cor utilizando um arpão. Bastava apontar para a tela e pressionar o gatilho. A missão em que era necessário pintar espaços determinados por formas geométricas colocava um pincel virtual nas mãos do usuário, e não apresentava dificuldade para resolver os desafios.

No game de tiro “The shoot”, o objetivo era eliminar qualquer inimigo que aparecesse na tela. Para isso, bastava apontar o controle para a tela e pressionar o gatilho do PS Move para atirar. Para usar alguns poderes, como lançar uma onda de choque contra os adversários, era necessário executar alguns movimentos específicos com o controle como levantá-lo de baixo para cima rapidamente, por exemplo. Girar o periférico para os lados permitia desviar das bombas e mísseis dos adversários.

Entre os títulos apresentados, alguns utilizavam dois controles PS Move por jogador. Era o caso de “Sports champions”, um jogo que traz algumas modalidades esportivas. Embora tenha lançamento de disco, golfe e arco-e-flecha na versão final, a demonstração trazia apenas partidas de tênis de mesa e de combate com espada e escudo, chamado The Gladiator.

Neste último, similar ao modo Swordplay de “Wii sports resort” o controle de uma das mãos representava a espada e, o da outra, o escudo. Um pequeno treino mostra a posição correta a ser adotada pelo jogador, com o PS Move que representa o escudo numa altura maior, para proteção. Para atacar, bastou balançar do modo desejado a mão que representava a arma. Qualquer movimento aparecia na tela com precisão. Após acertar alguns ataques, uma barra se enchia, sendo possível disparar um poder especial para nocautear o jogador adversário.

 

O jogo de tênis de mesa parece promissor. Ele utiliza apenas um controle e a câmera consegue captar a posição do jogador na sala. Para rebater a bolinha, o PS Move capta com precisão a força investida no ataque e o efeito colocado na rebatida. Praticamente todos os movimentos utilizados em uma partida de tênis de mesa podem ser usados no game.

O movimento do corpo do jogador, que pode andar para os lados, para a frente e para trás, faz com que o jogadas mais dinâmicas sejam realizadas. O caminho da bolinha é representado por um traçado, o que facilita saber onde colocar o controle para rebater. O saque, talvez, seja o movimento mais complicado a ser feito, pois exige pressionar um botão e acertar o tempo da bola.

Alguns jogos combinam o uso da câmera com o PS Move. É o caso de “TV superstars”, uma espécie de reality show para a família. O primeiro objetivo do jogo é colocar a face do jogador em um avatar. A câmera fotografa o rosto e encaixa perfeitamente em um boneco em 3D. Em seguida, é preciso escolher cabelos, roupas e acessórios para criar um personagem único.

No título, haverá mais modos de jogo, mas o G1 teve acesso a um de desfile de moda. Quando o avatar estava na passarela, era preciso repetir, movimentando o PS Move, os comandos que apareciam na tela. Era preciso, também, cuidar da velocidade, tamanha a precisão fornecida pelo controle da Sony. Ao final de cada ato, era preciso trocar de roupa e maquiar o personagem. Com pouco tempo para realizar o objetivo, caso o jogador falhasse, o personagem poderia entrar apenas trajando cuecas na passarela.

Uma versão de “Eyepet”, um game de realidade aumentada que coloca o jogador em contato com um bichinho virtual, compatível com o PS Move foi apresentada. Além de poder interagir com o pequeno ser utilizando as mãos por meio da câmera, o controle sensível a movimentos se transforma em alguns objetos no game. Ele pode ser um chuveiro para dar banho, um tubo de shampoo, um secador e muitos brinquedos. Se o jogador deixar o PS Move pendurado em uma das mãos, bichinho tentará pegá-lo.

Outros games compatíveis com o PS Move também estava presentes no evento como um de boliche, bastante similar ao existente em “Wii sports”, do Wii, e um de briga de rua, por exemplo. Neste, cada controle representa um dos punhos do personagem na tela. O objetivo é distribuir socos para combater uma gangue e o usuário tem a liberdade de realizar qualquer movimento.

O game de tiro tático “Socom 4” também fará uso do PS Move. O titulo utiliza a extensão Subcontroller para dar uma gama maior de possibilidade de controle do soldado. Enquanto seus movimentos são feitos por meio do periférico, o PS Move fica responsável pela pontaria das armas.

A Sony revelou que alguns títulos já lançados serão compatíveis com o sistema, como é o caso de “Littlebigplanet” da primeira geração do “Eyepet”. A empresa também afirmou que mais de 20 games feitos especialmente para o controle serão lançados até o início de 2011. Cerca de 36 produtoras de game já estão desenvolvendo jogos para o PS Move.

Todos os jogos apresentados estavam em estágio inicial de produção. Por conta disso, muito do que foi visto será mudado até a versão final, inclusive seus nomes.

 

Leia mais notícias de Games

Enviar para amigo

Há problemas com o preenchimento do formulário.

A lista dos campos abaixo e assinalados em amarelo contém erro.

  •  

Há problemas com o preenchimento do formulário.

Preencha novamente o campo abaixo com o texto da imagem.

Sucesso!

Sua mensagem foi enviada com sucesso! Clique aqui para enviar uma nova mensagem ao G1.

Formulário de envio para amigo
  • separar os emails por vírgulas

  • limitado em 600 caracteres



editorias


G1 especiais


serviços



Formulário de Busca


2000-2013 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade